Notícia

Treinamento sobre sistema eletrônico para Movimentação

Treinamento sobre sistema eletrônico para Movimentação

Aconteceu na sala de reuniões da ACIBr nesta quinta-feira (30) o treinamento sobre sistema eletrônico para Controle de Movimentação de Resíduos e Rejeitos (MTR), ministrado pelo Diretor Regional Sul na ABETRE, Odilon Amado Jr. A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (ABETRE), será usada para monitorar o transporte e a destinação de resíduos dentre o Estado.

O sistema foi criado por meio da Lei 15.442/2011, que além de tratar dos resíduos internos, proíbe a entrada de resíduos de outros estados em Santa Catarina. Para o transporte, a lei determina que toda vez que o resíduo for levado para o destino final, a carga tem que ser acompanhada por um Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). O documento é emitido e preenchido pela própria empresa que, uma vez por ano, entrega o relatório para a Fatma. Oficialmente, o processo é feito com guias impressas.

Desta forma, fica muito difícil controlar as quantidades de resíduos e se realmente os materiais são destinados em locais licenciados. Com a implantação do sistema, a retirada do MTR será feita totalmente online, fornecendo ao órgão ambiental um panorama geral tanto da quantidade de resíduos produzidos nas atividades industrial e comercial, como sua origem e, principalmente, o destino final. E esse treinamento sobre o MTR foi realizado em Brusque através do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr, tendo como ministrante o Engenheiro Odilon Amado Diretor Regional Sul na ABETRE - Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos, Responsável por representar o setor nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul .

O acesso ao sistema poderá ser feito através do endereço eletrônico: http://mtr.fatma.sc.gov.br "É um sistema novo, Santa Catarina está sendo pioneira nisso e nós estamos trazendo para Brusque para as empresas se adequarem e sairme do sistema físico para o sistema eletrônico", comentou o Vice-coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr, Valter Floriani, ao Jornal da Diplomata.

Reportagem: Diplomata FM, com informações da Fatma (Fundação do Meio Ambiente).
Crédito das fotos: Diplomata FM

Política Nacional de Resíduos
CONAMA
Empresa Responsável
IBAMA
NBR